Outsourcing de impressão – Vantagens para pequenas, médias e grandes empresas
Não é de hoje que o outsourcing de impressão é visto como uma solução para otimizar o trabalho das empresas de diferentes segmentos. O serviço que tem evoluído ano a ano no Brasil, não se resume apenas à locação e instalação de equipamentos. De acordo com a OKI, umas das principais marcas de soluções de impressão do mundo, dentre os objetivos do outsourcing está, principalmente, o gerenciamento de impressões, visando controlar e reduzir gastos excessivos e desperdício. Isso é possível, por exemplo, por meio de uma análise do parque e instalação de equipamentos e softwares adequados, de acordo com o negócio da empresa contratante. Pesquisas apontam que tanto os gastos com impressão quanto os custos relacionados ao parque de impressão podem cair até 30% com a implementação do outsourcing.
Inicialmente desenhado para atender grandes empresas, hoje o serviço é indicado, também, para pequenas e médias corporações. “Toda empresa entende que pode evitar desperdício, seja de materiais ou de tempo, pode optar pelo outsourcing”, afirma Marcelo Cerri, gerente de marketing da OKI. “Ao terceirizar a gestão e o controle de impressão, além do fornecimento do equipamento e suprimentos, manutenção preventiva e corretiva, atendimento técnico no local e softwares de gerenciamento e segurança, a área de TI das empresas ganha tempo para focar no que de fato interessa para o negócio, o seu core business”, completa.
Além de todos esses benefícios, um diferencial do outsourcing é oferecer serviços de maior valor agregado, como a instalação de equipamentos já planejado e compatíveis com as novas tecnologias de gestão documental. “É uma forma de se antecipar as necessidades do cliente, fornecendo equipamentos mais completos e com predisposição para softwares de captura, armazenamento, gerenciamento, distribuição e segurança das informações”, afirma Cerri.
Abaixo, o executivo enumera as principais vantagens do outsourcing e dá dicas de como escolher um bom prestador para esse serviço. Confira:
Vantagens:
– Controle, gerenciamento e redução de custos com sistemas de impressão;
– Atendimento personalizado e conforme demanda;
– Manutenção dos equipamentos e reposição de suprimentos originais;
– Atualização tecnológica;
– Redução de desperdícios;
– Padronização e modernização do paque de impressão;
– Agilidade e eficiência no parque de impressão;
– Segurança no processo de impressão;
– Desenvolvimento de soluções customizadas.
O que observar na contratação:
– Alcance de atendimento do fornecedor;
– Atendimento dos níveis de serviço (SLA) contratados;
– Disponibilidade de suprimentos;
– Controle de qualidade;
– Desenvolvimento e atualizações frequentes das soluções oferecidas;
– Centralização do atendimento.